
Princípios para a acessibilidade na WEB
A acessibilidade à web é parte integrante do projeto brasileiro de inclusão digital para as pessoas portadoras de necessidades especiais. No início do processo de adaptação dos sítios existentes a esse novo conceito, foram estabelecidos princípios gerais que, embora sem a garantia de total acessibilidade, favorecem seu conhecimento e experimentação por parte dos responsáveis. São os seguintes:
. quanto à apresentação da informação: Associação de um texto a cada elemento não textual, como imagens, representações gráficas de texto, regiões de mapa de imagem, animações, botões gráficos etc.
. quanto à navegação: Garantia de que as ligações textuais ou com um equivalente textual sejam palavras ou expressões compreensíveis e que os elementos da página possam ser ativados pelo teclado.
. quanto à implantação: Utilização dos requisitos de acessibilidade de conteúdo da WEB do W3C/WAI, disponíveis em português (www.acessobrasil.org.br) ou inglês (www.cast.org/bobby) .
. quanto à página principal: Exposição do símbolo de acessibilidade na web.Entre as várias versões existentes, recomendamos a versão brasileira em logotipos.html, sendo necessário que se associe a essa imagem a ligação a uma página com o seguinte texto: Esse símbolo de acessibilidade não garante que o sítio tenha 100% de acessibilidade, mas que os responsáveis por ele tenham desenvolvido esforços no sentido de torná-lo acessível a todos.
Nela também deverão constar informações gerais sobre a acessibilidade do sítio e o endereço eletrônico do responsável por sua criação. (www.acessobrasil.org.br).
Nela também deverão constar informações gerais sobre a acessibilidade do sítio e o endereço eletrônico do responsável por sua criação. (www.acessobrasil.org.br).
Cursos
Programa de capacitação para construção de sítios acessíveis - carga horária de 16 horas, ministrado em 04 (quatro) dias, por um profissional da área de Design, com larga experiência em construção de interfaces acessíveis com usabilidade e aplicação de conceitos “tableless” compreendendo regras do W3C/e-Gov e montagem de CSS.
A OSCIP Acessibilidade Brasil desenvolve cursos para construtores e mantenedores de websites, sendo necessário o conhecimento prévio de HTML, bem como noções de CSS. Em determinadas programações, no entanto, alunos que não preencham essas características, mas envolvidos com o trabalho de acessibilidade, também podem participar.
Apoio técnico
A Acessibilidade Brasil fornece apoio técnico para o desenvolvimento de soluções que permitam a pessoas portadoras de deficiência acessar conteúdos de sites, portais e programas de computador.
Seja mais um disseminador dos princípios da acessibilidade na Web!
Fernanda Guimarães Torres
Fisioterapeuta
Educadora Física
Especialista em Educação Física para Pessoas Portadoras de Deficiências - Univ.Fed.Uberlândia
Mestre em Ciências do Movimento Humano - UDESC
Doutoranda em Alto Rendimento Desportivo - UPO - Sevilla - Espanha