sexta-feira, 31 de julho de 2009

O que é OSTEOPATIA

Osteopatia é uma especialização da fisioterapia. Esta técnica utiliza recursos manuais para diagnosticar as causas dos sintomas de patologias que acometem os sistemas do corpo humano. Ela age nas restrições da mobilidade do corpo causadas por estresses, sejam estes físicos ou emocionais.
A Osteopatia considera o corpo humano como sendo uma unidade composta de diferentes partes móveis, tais como, articulações, músculos, ligamentos, órgãos, vísceras e circulação sanguinea . Para que o corpo possa funcionar adequadamente estas estruturas devem estar em homeostasia ( equilíbrio), e desta forma ele pode lidar melhor com a dor, o estresse e as doenças, tendo então um poder de auto-cura.
Quando existe algum bloqueio dessas estruturas, ou seja, quando o corpo não esta mais em homeostasia, estes tecidos entram em sofrimento e começam a apresentar sintomas dos mais diversos. Estes bloqueios podem levar a uma diminuição de movimento articular, contraturas musculares, estase venosa, dentre outras disfunções, causando diminuição na irrigação sanguinea dos órgãos, compressões nervosas, desgaste de estruturas , causando então diversas patologias.
O corpo humano funciona de forma integrada, a tal ponto que se uma estrutura se encontra em bloqueio ou sofrimento, isto poderá causar disfunções e compensações em lugares longe do ponto de origem, como processos inflamatórios, dor, rigidez, dentre vários outros problemas de saúde.
O osteopata utiliza uma avaliação cinético-funcional ( movimento do corpo), postural e da mobilidade do corpo, observando o tônus muscular, a pele, movimentos articulares, sejam estes de grandes articulações, como o ombro e joelho, até as pequenas encontradas nas suturas do crânio.
O Fisioterapeuta Osteopata trata seus pacientes com as mãos, sem o uso de qualquer tipo de medicamento ou aparelhos elétricos. Com técnicas osteopáticas manuais suaves o fisioterapeuta trata pacientes das mais diversas idades e condições clínicas.
A formação em osteopatia requer profundos conhecimentos de anatomia, fisiologia, neurologia, biomecânica, medicina interna, diagnóstico por imagem, cinesiologia, diagnóstico diferencial e conhecimentos próprios da sua abordagem terapêutica manual tanto diagnóstica quanto curativa. Desta forma, o tempo mínimo de formação em osteopatia é de cinco a seis anos com uma carga horária superior a 6.000 horas, sendo 4.500 horas de disciplinas comuns à fisioterapia e 1.500 horas de disciplinas específicas da osteopatia.


Dr. Gregório Francisco Ferreira Neto
Fisioterapeuta CREFITO10 – 110.466/F
Pós Graduando em Osteopatia - Escuela de Osteopatia de Madrid
Perito Judicial
Formação em Quiropraxia
Formação em Pilates
Formação em Kinesio Taping
(48) 84141612